Blog

Casas Inteligentes: Saiba tudo sobre essa nova tendência da Arquitetura
6 de fevereiro de 2023
Casas Inteligentes: Saiba tudo sobre essa nova tendência da Arquitetura

As casas inteligentes são popularmente conhecidas em diversos países e por muito tempo se mostraram distante da realidade dos brasileiros. No Brasil, o conceito de casa inteligente está cada vez mais presente nos projetos residenciais de arquitetura e engenharia civil devido seus benefícios. 

O que são casas inteligentes?

As casas inteligentes são projetos residenciais que utilizam da tecnologia, por comando de voz, para tornar os ambientes mais automatizados e integrados. O sistema inteligente permite realizar algumas tarefas cotidianas com maior comodidade: iluminação dos ambientes, funcionamento de eletrodomésticos e eletrônicos, segurança da residência e sistema de irrigação de jardins. A automação dos ambientes podem se adequar de acordo com a necessidade de cada consumidor. 

Como funcionam as casas inteligentes?

Essencialmente, o funcionamento deste conceito se pauta na conexão de todos os equipamentos inteligentes da casa a uma rede central controladora ligada à rede de internet, através de um sistema de integração. Nesse sentido, o IoT, ou seja, a internet das coisas é uma das tecnologias mais importantes utilizadas atualmente; é ela que permite a automação residencial e se destaca pela facilidade de instalação.

Desde que estejam conectados através de Bluetooth ou Wi-Fi, diversos equipamentos podem ter seu funcionamento automatizado, como climatizadores (ar-condicionado, por exemplo), iluminação interna e externa, smart TV, geladeiras inteligentes, sistemas de som, alarmes de segurança, fechadura eletrônica, sensores de vazamento de água e fumaça, câmeras inteligentes, entre outros. 

Da mesma forma que esse sistema pode ser controlado por dispositivos de comando de voz como Alexa, Siri e Google Assistent, podem ser utilizados aplicativos para celular, teclados de parede, interface web, displays touch screen

Vantagens 

  1. Economia na sua residência

A automação residencial oferece diversas vantagens, entre elas: a economia. Com um sistema de iluminação inteligente, as lâmpadas não estarão ligadas de forma desnecessária e os eletrodomésticos/eletrônicos podem ser desligados quando não estiverem sendo utilizados para economizar energia elétrica e reduzir gastos ao fim do mês. Além disso, a casa inteligente também conta com um sistema de irrigação para as plantas que evita o desperdício de água e proporciona um consumo mais consciente e sustentável. 

  1. Segurança para você e sua família

A segurança da residência e dos moradores é muito importante e também pode ser automatizada com o uso de sistema de alarmes e câmeras que alertam o morador e acionam a polícia ou o corpo de bombeiros quando necessário. Além de identificar vazamentos de água e gás, também é possível controlar o acesso à residência por meio de fechaduras eletrônicas que necessitam de biometria e permitem a entrada somente de pessoas autorizadas. A casa inteligente garante um ambiente muito mais seguro para toda a família.

  1. Maior comodidade e praticidade

Para quem procura conforto e praticidade, o sistema de automação também é ideal. Uma sala de estar, por exemplo, pode ter as funcionalidades de uma smart TV, equipamentos de som, nível de luminosidade e até as cortinas podem ser ajustadas por celular ou tablet. Além disso, também é possível ajustar a temperatura  desejada para o ambiente garantindo maior comodidade

Para potencializar a praticidade e conforto na sua casa através da automatização de tarefas, é importante a utilização da arquitetura e da tecnologia como aliados nesse processo. Um projeto de automação residencial permite que isso aconteça de forma personalizada de acordo com as suas necessidades, visando maior economia e tranquilidade na obra.


A EESC jr. oferece todos os serviços necessários para um projeto completo de automação residencial, estabelecimento comercial ou qualquer espaço passível de receber tais instalações. Quer transformar a sua casa em um ambiente automatizado?  Entre em contato com a nossa empresa para saber mais!

Texto escrito por Gabriela Correia Silva e Cecília Videira Rocha de Souza, consultoras do Núcleo de arquitetura e engenharia civil da EESC jr.- Empresa Júnior de Engenharia e Arquitetura da USP de São Carlos.

Postado por:

Caroline Kanehira

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Produção & Ambiental

Categorias