Blog

Tudo o que você precisa saber sobre aços inoxidáveis
3 de junho de 2022
Tudo o que você precisa saber sobre aços inoxidáveis

Todos nós já tivemos contato com ligas de aço, pois este material possui uma grande gama de aplicações desde a área da construção civil até a industrial. Isso se deve as suas boas características de resistência e usinabilidade. 

Os aços são ligas formadas essencialmente por ferro e carbono. O carbono presente interage com a atmosfera do meio gerando um processo químico de oxidação, conhecido popularmente por ferrugem. Essa oxidação do material inviabilizaria o uso desse material para algumas aplicações, como em tanques de combustíveis em postos. 

O que são aços inoxidáveis?

Os aços inoxidáveis são aços com alta resistência à corrosão, feitos de ferro e cromo, geralmente recebem a adição de níquel e/ou outros metais. Esses metais menos reativos diminui a troca constante de elétrons com a atmosfera, auxiliando a retardar a formação de ferrugem nos aços.

Quais os tipos?

Os aços inoxidáveis foram descobertos por Harry Brearley em meados do século XX. Desde sua descoberta houve um grande avanço da tecnologia, sendo possível a criação de milhares de tipos de aços inoxidáveis. 

Esses vários tipos de aços podem ser organizados em 5 grandes famílias, são elas: austeníticos, austeníticos com manganês, ferrítico, austenítico-ferrítico e martensítico. Essa divisão se deve pelos elementos de liga adicionados à composição de ferro, carbono e cromo.

Quais as vantagens?

Os aços inoxidáveis possuem diversas vantagens, e a sua principal é alta resistência à corrosão. Porém, não é a única vantagem. Este material também possui excelentes propriedades mecânicas, alta resistência ao fogo, facilidade de limpeza, grande variedade de acabamento superficial e, por fim, pode ser infinitamente reciclado

Quais são as propriedades dos aços inoxidáveis?

Como dito anteriormente, os aços inoxidáveis podem ser divididos em categorias, e essas diferentes categorias possuem diferentes propriedades. Basicamente, um aço inoxidável austenítico se diferencia dos ferríticos e martensíticos por possuir uma tensão de escoamento menor, porém uma alta ductilidade, ou seja, excelente capacidade de se deformar plasticamente. 

Os aços inoxidáveis martensíticos, por sua vez, possuem uma tensão de escoamento muito alta, assim como elevada resistência à tração, porém apresentam baixa ductilidade. Já os aços ferríticos, apresentam propriedades intermediárias aos aços apresentados anteriormente. Abaixo, pode ser observado um gráfico que exemplifica tais propriedades. 

Curva tensão deformação para alguns aços inoxidáveis

Fonte: Abinox.

Quais são as aplicações?

Quanto às aplicações, existe uma ampla gama de aplicações, que consequentemente variam de acordo com os diferentes tipos de aços e suas propriedades. 

Aços austeníticos, por exemplo, podem ser usados em aplicações com diferentes temperaturas por apresentar uma excelente tenacidade em todas elas. Já os aços martensíticos, por exemplo, apresentam comportamento quebradiço a temperaturas ambientes, e seu uso não é interessante nessa condição, como por exemplo em tanques, aquecedores e manuseio de gases condensados como nitrogênio líquido. 

Além disso, os aços austeníticos possuem excelente alongamento, facilitando sua conformação, e alta taxa de encruamento, propriedades que permitem suas aplicações em componentes estruturais. 

Já os aços martensíticos, são geralmente utilizados em aplicações acima da temperatura ambiente, como por exemplo componentes e fornos, muflas, cadinhos, correias transportadoras e escapamento de veículos automotivos. Porém, devido a sua baixa resistência à fluência, tensão a uma determinada temperatura que produz uma taxa mínima de deformação plástica quando submetida a longos períodos e tensões constantes,  seu uso não é indicado a temperaturas acima de 300°C.

Como a EESC jr. pode te ajudar?

Nós da EESC jr. podemos te ajudar de diversas maneiras. Além dos aços inoxidáveis, trabalhamos também com qualquer tipo de material, seja no estudo ou na sua escolha assertiva. Contamos com consultores capacitados para projetar e definir o melhor material a ser usado no seu projeto. Para isso utilizamos de ensaios, desenvolvimento de produto, seleção de materiais e estudo de mercado, com isso conseguimos tirar seu sonho do papel e transformá-lo em realidade. 

Entre em contato conosco para agendar uma reunião gratuitamente!

Texto escrito por Matheus de Carli e Victoria Gouvea Lucio, consultores do Núcleo de Engenharia de Materiais da EESC jr. – Empresa Júnior de Engenharia e Arquitetura da USP de São Carlos.

Postado por:

Caroline Kanehira

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Produção & Ambiental

Categorias