As exigências do consumidor e a competitividade do mercado criam a necessidade de que os produtos sejam cada vez mais eficientes. Dessa forma, o desenvolvimento de produto precisa contar com um processo estratégico e inovador, que consiga atender às necessidades do usuário.
Visando reduzir custos, melhorar a qualidade e, sobretudo, atender às expectativas do consumidor, o desenvolvimento de produto abrange diferentes áreas do conhecimento. Assim, os assuntos levados em consideração vão desde à satisfação do cliente até o lucro que será obtido, o que permite chegar a um produto vantajoso tanto para a empresa quanto para o usuário.
Como desenvolver um produto de forma eficiente
O desenvolvimento de produto conta com diferentes metodologias, mas as seguintes fases são essenciais:
- Pré-desenvolvimento: nesta etapa, deve-se realizar pesquisas de mercado que busquem levantar informações sobre o campo de atuação, a concorrência e, principalmente, as necessidades e preferências dos usuários. A partir de tais dados, as funções que o produto irá desempenhar são definidas;
- Desenvolvimento: onde ocorre a criação do produto em si. Nesta fase, as análises e decisões feitas no pré-desenvolvimento funcionam como um guia e as ideias das diferentes áreas do conhecimento são integradas. Se for possível, testes antes do lançamento devem ser executados para levantar feedbacks dos usuários e analisar a usabilidade do produto na prática;
- Pós-desenvolvimento: a etapa final consiste em garantir o sucesso do lançamento e estabelecer uma via de comunicação com o usuário que utilizará o produto. Assim, caso problemas surjam durante o uso, a empresa estará ciente.
A etapa inicial é a mais importante para o sucesso do produto, uma vez que com uma boa definição de ideias e do que se deseja, a aceitação por parte do usuário deixa de ser uma incerteza.
Vantagens de um bom desenvolvimento de produto
Para a empresa, um desenvolvimento de produto completo traz benefícios variados. Exemplo disso é a rápida aceitação do produto pelos usuários, e consequente aumento dos lucros da empresa, já que o produto final atende às necessidades dos clientes.
A redução de custos também é uma consequência relevante, posto que um bom desenvolvimento aumenta o ciclo de vida do produto no mercado e reduz a necessidade de adaptações no design. Vale pontuar que o ciclo de vida de um produto consiste nas seguintes etapas: introdução, crescimento, maturidade e declínio, sendo esta última o momento em que o produto é retirado do mercado e substituído por outro.
Para o usuário, os benefícios se dão pelo fato das suas necessidades e expectativas serem consideradas durante todo o processo criativo. Portanto, o produto atende às exigências do consumidor, trazendo maior satisfação e grande usabilidade.
Desenvolvimento de Produto e o Design Centrado no Usuário
Uma tendência cada vez mais relevante é a estreita relação entre o desenvolvimento de produto e o design centrado no usuário. Em síntese, o design centrado no usuário consiste em uma metodologia que coloca os desejos e necessidades dos usuários como ponto central para o desenvolvimento de um produto.
A aproximação do desenvolvimento de produto com tal metodologia pode ser notada analisando os estágios pelos quais o projeto passa. A etapa de pré-desenvolvimento está fortemente ligada ao design centrado no usuário. Pois ele visa direcionar o processo de criação através de pesquisas de mercado, incluindo, pesquisas com os usuários.
A fase de desenvolvimento também se mostra ligada ao conceito, tendo em vista que é preferível e vantajoso para a empresa que testes de usabilidade sejam feitos, através de protótipos, com usuários reais antes do lançamento.
Por fim, no estágio de pós-desenvolvimento, a necessidade de se garantir uma comunicação com o consumidor para o acompanhamento do desempenho do produto.
Conclusão
Pensando nas vantagens que um bom desenvolvimento de produto agrega para a sua empresa, que vão desde o aumento dos lucros a inserção segura no mercado. A EESC jr. oferece um serviço totalmente voltado para corrigir os erros de produtos já lançados e para analisar produtos que ainda serão colocados no mercado.
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Texto escrito por Camila Lima, consultora do Núcleo de Engenharia de Materiais da EESC jr. – Empresa Júnior de Engenharia e Arquitetura da USP São Carlos.
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