Blog

Relatório de Impacto Ambiental (RIMA)
30 de setembro de 2022
Relatório de Impacto Ambiental (RIMA)

O que é RIMA?

O Relatório de Impacto Ambiental (RIMA) é um documento que traduz o EIA (Estudo de Impacto Ambiental) de uma empresa para uma linguagem mais objetiva e acessível. Isso garante que o público tenha acesso a todas as consequências ambientais negativas que um determinado empreendimento possui.

Objetivos do RIMA:

O Licenciamento Ambiental é uma autorização por parte dos órgãos públicos para que determinado projeto possa entrar em operação. Ele é necessário para empreendimentos que utilizam de recursos naturais e geram algum tipo de poluição ou degradação ao meio ambiente. 

Uma das exigências para a obtenção da licença é a realização do EIA e do RIMA. Portanto, tais documentos tem o objetivo de garantir que o empreendimento e o público estejam cientes dos impactos que as atividades em questão são capazes de gerar e possam, assim, ser encontradas maneiras de mitigá-los.

Casos em que a elaboração do RIMA é necessária:

O RIMA é exigido para as empresas que necessitam de Licenciamento Ambiental, ou seja, aquelas que são capazes de gerar grandes impactos no meio ambiente:

  • Atividades agropecuárias: agricultura, florestas, caça e pesca;
  • Mineração;
  • Indústrias;
  • Transporte, terminais e depósitos;
  • Serviços de utilidade: produção de energia termoelétrica, transmissão de energia elétrica, estações de tratamento de água, interceptores, emissários, estação elevatória e tratamento de esgoto sanitário, entre outros;
  • Obras civis;
  • Empreendimentos turísticos, urbanísticos e de lazer;
  • Biotecnologia ou uso de recursos naturais.

Como a EESC Jr. pode ajudar sua empresa?

Nós como EESC Jr. podemos ajudar você a obter um RIMA! Com a ajuda de nossos consultores, estudantes de Engenharia Ambiental, e professores da USP especializados nas mais diversas áreas, somos capazes de avaliar o EIA da sua empresa e produzir o Relatório de Impacto Ambiental. Dessa forma, sua organização torna-se ecologicamente responsável e garante estar de acordo com o que a legislação brasileira pede!

Texto escrito por Marina Reck Munhoz, consultora do Núcleo de Engenharia Ambiental da EESC jr.– Empresa Júnior de Engenharia e Arquitetura da USP de São Carlos.

Postado por:

Felipe Cruz

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Produção & Ambiental

Categorias