Blog

Layout de Fábrica: como pode ajudar a sua empresa a gerar mais lucro?
28 de abril de 2022
Layout de Fábrica: como pode ajudar a sua empresa a gerar mais lucro?

Sua empresa tem sofrido com problemas relacionados a deslocamentos desnecessários em um sistema produtivo? A produtividade ainda não atingiu o patamar desejado? O fluxo de pessoas aparenta estar desorganizado?

O artigo abaixo aborda uma possível solução para todos os problemas listados acima, que afetam muitas empresas em tempos em que elas devem ser cada vez mais eficientes e que cada detalhe faz a diferença no resultado final. Essa solução é a otimização do layout de fábrica!

O que é layout de fábrica?

O layout de fábrica diz respeito à organização e posicionamento de todos os recursos envolvidos em uma linha de produção. Assim, esses recursos envolvem desde máquinas e equipamentos até a forma pela qual ocorre a movimentação de pessoas e materiais.

A princípio pode parecer simples, mas a escolha e a estruturação de um bom layout de fábrica para uma empresa geram resultados bastante relevantes no que diz respeito à utilização de recursos. Essa decisão pode otimizar, ou não, todo o funcionamento do sistema produtivo.

       O que acontece algumas vezes é que as empresas acabam não dando a atenção necessária para a organização eficiente do layout, fazendo com que ocorram diversos desperdícios, de tempo (espera), de transporte, ou de movimentação que poderiam ser evitados.

Veja também: 6 sinais de que sua empresa precisa de um novo layout de fábrica

Qual a importância de um bom layout de fábrica?

Para falar sobre a importância do layout de fábrica para uma empresa e os principais benefícios que um layout eficiente traz, devemos pensar nos pontos negativos que ocorrem no caso de um layout que não atende de forma completa as necessidades da organização em questão.

Assim como já foi citado acima, um layout não otimizado pode ser causa dos seguintes problemas: baixa produtividade, capacidade produtiva aquém do esperado, movimentações desnecessárias de materiais e pessoas, fluxos que levam muito tempo para serem finalizados, entre outros.

Dessa forma, podemos listar alguns benefícios que estão diretamente relacionados com um bom layout de fábrica:

  • Redução de custos e aumento nos lucros;
  • Aumento da produtividade;
  • Redução de deslocamentos;
  • Estabelecimento de fluxo contínuo para a produção;
  • Organização e padronização do tráfego de pessoas e materiais;
  • Garantia da segurança dos funcionários dada através da atuação de acordo com as normas de segurança do trabalho.

Além disso, vale ressaltar que todas as empresas, independente de seu tamanho ou maturidade no mercado, devem se preocupar com seu layout de fábrica e com as possíveis otimizações e oportunidades que existem para aumentar a eficiência do seu negócio.

Assim, a melhoria na produtividade e a redução dos custos a partir de um layout otimizado ocorrem tanto para aquela empresa que abriu as portas recentemente quanto para aquela que está expandindo sua fábrica.

Por que ter um layout de fábrica otimizado?

De uma forma geral, todas as empresas buscam ser mais eficientes e competitivas dentro das suas possibilidades. E a otimização de um layout de fábrica segue justamente essa direção.

Com isso, podemos dizer que o principal objetivo dessa otimização é tornar o sistema produtivo mais organizado e lógico, fazendo com que ocorram menos desperdícios possíveis de serem evitados, possibilitando a redução de gastos desnecessários, de forma que, no fim das contas, seja possível fazer melhor uso dos recursos disponíveis para a empresa.

Tipos de layout

Um layout de fábrica pode seguir diversos modelos de acordo com as necessidades e características da empresa em que ele está inserido, uma vez que o layout deve “ajudar” a organização a atender a demanda existente, interna ou externa, da forma mais eficiente possível. A partir disso, podemos citar quatro tipos principais de layout, sendo eles:

Layout linear: Esse é o tipo de layout característico dos sistemas de produção em massa, em que as máquinas são posicionadas em linha e os processos são realizados sempre na mesma sequência de forma única. Dessa forma, ele é extremamente interessante para empresas que fabricam produtos em larga escala.

Layout celular: Nesse modelo, existem células de produção, de forma que, em cada célula, sejam executadas somente algumas etapas da produção. Os principais benefícios do layout celular são a diminuição do “lead time”, a redução do estoque em processo, a existência de operadores multifuncionais e a flexibilidade agregada ao fluxo produtivo.

Layout funcional: É caracterizado pela divisão das máquinas de acordo com a área relacionada ao processo executado por elas, fazendo com que seja possível manter uma lógica da organização dos equipamentos e produzir produtos variados no mesmo sistema produtivo.

Layout posicional: Esse tipo de layout é comum em organizações que trabalham com a produção de itens difíceis de serem movimentados. Assim, o que ocorre, de fato, é que os funcionários se movimentam na direção do produto e realizam os processos enquanto esse permanece parado. Dessa forma, esse modelo é interessante para que não haja alto gasto de esforço com a movimentação de itens.

Como o layout pode ajudar a gerar mais lucro?

Como mencionado anteriormente, um layout otimizado tem como objetivo principal reduzir os desperdícios envolvidos em uma linha de produção e aumentar a eficiência de uma empresa. Além disso, esses desperdícios podem envolver gastos desnecessários com movimentações, com transporte de itens ou tempos elevados para a execução de processos.

Com isso, podemos concluir que, a partir dessa redução de desperdícios, é natural que gastos desnecessários sejam cortados, abrindo espaço para um aumento da produtividade de uma linha de produção, que impacta diretamente nos lucros obtidos pela empresa em questão.

Como a EESC jr. pode ajudar?

A EESC jr. pode te ajudar a desenvolver e estruturar um layout otimizado considerando todos os pontos citados durante o artigo e cada uma das peculiaridades da sua empresa, de forma que, ao fim do projeto, sejam obtidos resultados que impactem diretamente no aumento dos lucros.

Realizamos esse tipo de projeto a partir de 3 macro etapas até que seja possível identificar qual é o melhor layout para a sua fábrica. Elas são:

  • Entendimento e mapeamento da situação atual: etapa em que buscamos entender de forma detalhada a linha de produção em si, os produtos mais representativos para a empresa, a organização da produção, os tempos envolvidos e alguns dados que evidenciam o histórico da organização;
  • Análise da situação atual: a partir de ferramentas de análise do layout e das características da fábrica estudada, buscamos entender quais são as características intrínsecas dela e quais são as oportunidades de melhoria;
  • Proposição do layout otimizado: de acordo com todas as informações coletadas, estruturamos um novo layout da empresa que permita ela ser mais eficiente dentro do seu mercado de atuação, além de mostrarmos todas as otimizações propostas e seus impactos por meio da simulação do layout otimizado.

Para entender de forma prática como ocorre o estudo de layout e quais são os resultados que conseguimos alcançar a partir dele, você pode acessar nosso case de sucesso, em que contamos como o Danilo conseguiu aumentar a capacidade produtiva da sua fábrica a partir de um planejamento físico assertivo.

Texto escrito por Lucas Ferreira Lopes, consultor do Núcleo de Engenharia de Produção da EESC jr. – Empresa Júnior de Engenharia e Arquitetura da USP de São Carlos.

Caroline Kanehira

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Produção & Ambiental

Categorias