Compreender a relação entre um produto de sua empresa e o retorno efetivo que ele gera é um dos pontos principais na gestão organizacional. Essa relação pode ser um grande aspecto estratégico na hora da tomada de decisões, seja pela redução de gastos operacionais, seja pela potencialização de vendas. Nesse sentido, a gestão de produtos e de estoque é um ponto de atenção que pode influenciar positivamente a lucratividade de uma empresa, e uma das principais ferramentas para análise desses recursos é a curva ABC.
Você conhece essa metodologia simples, mas poderosa?
O que é a curva ABC?
A curva ABC é uma ferramenta de análise que se baseia na ordenação e organização de produtos, serviços ou informações a partir do grau de importância de cada uma delas. O critério de classificação ocorre pelo valor que uma dada quantidade daquele produto agrega para a empresa.
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Sob tal análise, a curva se divide em três zonas que originam o seu nome : A,B e C.
Zona A:
São os produtos mais impactantes e que devem ter mais atenção, pois possuem a maior sensibilidade em relação ao lucro agregado.
Equivalem a 20% do estoque total, mas representam 80% do montante armazenado.
Zona B:
Nessa zona, os itens possuem influência mediana, mas também merecem uma certa atenção.
Equivalem a 15% do estoque total e representam um valor de 30% do montante total.
Zona C:
Esses são os produtos de menor prioridade já que possuem a menor relação de variação de valor agregado por variação de estoque, ou seja, pouco influenciam na lucratividade.
Equivalem a 50% do estoque, mas geram apenas 5% do montante armazenado.
A análise dessas informações somada a um mapeamento dos diversos processos da empresa permite um amplo amparo e embasamento para a tomada coerente de decisões, fato que pode aumentar a lucratividade da empresa.
Graficamente, a representação da curva é da seguinte forma:
O princípio de Pareto
No que tange à curva ABC, o pilar teórico dessa metodologia é o Princípio de Pareto ou regra 80/20, que, em síntese, afirma que 80% dos seus resultados advém de 20% de seus esforços.
A título de ilustração, de forma breve, vale citar a origem desse princípio. Pareto foi um economista italiano que viveu de 1848 a 1923. Em um de seus estudos, ele percebeu que 80% das terras de uma região de seu país pertenciam a 20% de sua população, relação a qual também se percebe em outras esferas da vida, como exemplo no contexto:
- Científico, nota-se que 80% das descobertas científicas são realizadas por 20% dos cientistas.
- Sociológico, percebe-se que 20% dos funcionários são responsáveis por 80% das reclamações e das confusões
- Financeiro atual, 20% das ações de um investidor são responsáveis por 80% de seus resultados.
Dessa forma, notamos que essa proporcionalidade surge em diversos fenômenos do contexto cotidiano.
Como você pode utilizar essa metodologia na sua empresa?
Essa ferramenta é aplicada, principalmente, dentro das indústrias e no meio administrativo para aumentar a eficiência da gestão de estoque. Todavia, por estabelecer uma relação de causa e efeito a partir de informações, ela também é utilizada como metodologia de controle em outros meios, como na organização de vendas e definição de preços.
Case de sucesso: Mondialle
Um dos projetos de sucesso realizados pela EESC Jr. foi o projeto de layout para a Mondialle,uma empresa que fabrica banheiras e SPAs. Um dos objetivos dessa execução , entre outros, era otimizar a gestão de estoque da empresa, para assim dinamizar a linha de produção e impulsionar os lucros.
Nesse sentido, no andamento do projeto, para cumprir essa finalidade, utilizamos a metodologia da curva ABC, a qual permitiu uma melhor análise das possíveis estratégias para avaliar cada tipo de produto e seu impacto no lucro total da empresa.
Passos para calcular uma curva ABC
Após esse amparo teórico e prático, vamos demonstrar como são as etapas de formação dessa curva.
- Documentar os itens em análise.
Nessa etapa é importante determinarmos quais são os itens em estoque e definir as suas seguintes características : preço unitário ; quantidade disponível ; valor total e uma descrição sobre o produto.
- Calcular o valor total acumulado.
O valor acumulado é a soma de cada valor total com o anterior, até o último item.
- Calcular as porcentagens.
A porcentagem será dada em relação ao valor total acumulado, ou seja, o total acumulado será 100%, e os outros percentuais serão dadas a partir desse critério.
- Definir critérios de classificação.
Nesse ponto, vamos definir o critério de classificação das zonas. Adotaremos, então, até 80% para o tipo A; entre 80% e 95% para o tipo B e entre 95% e 100% para o tipo C.
Notamos que apenas 3 dos 10 produtos correspondem a cerca de 70% do montante, fato que deve ser considerado em futuras decisões.
Vantagens de utilizar a curva ABC
Diminuição de riscos
O esclarecimento do impacto que cada item causa na sua receita direciona suas ações para uma estratégia mais coerente e mais segura em relação a cada item, o que pode prevenir possíveis problemas futuros.
Definição de prioridades
Priorizar os itens que geram mais retorno e aumentar o investimento na melhoria de sua produção é fundamental para uma melhoria na lucratividade, fato que é possível a partir do uso dessa metodologia
Redução de desperdícios
A otimização de processos resultante da aplicação desse método gera mecanismos internos mais enxutos, o que vai reduzir o tempo e o custo de sua produção.
Como podemos ajudar na construção da Curva ABC?
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Texto escrito por Adriel Cortez, Consultor do Núcleo de Engenharia de Produção da EESC jr. – Empresa Júnior de Engenharia e Arquitetura da USP São Carlos.
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