Blog

Automação Industrial: Aumente e controle sua produção
5 de agosto de 2021
Automação Industrial: Aumente e controle sua produção

A automação industrial é um importante processo para aumentar a produtividade, reduzir custos, economizar tempo e alcançar desempenho superior. Nesse artigo, será esclarecido o que é essa automação, suas vantagens e como aplicá-la.

O que é automação industrial e quais seus objetivos:

            A automação industrial é a união de um conjunto de máquinas usadas na produção com um sistema tecnológico responsável por controlar os processos operacionais e suas variáveis, desse modo substituindo um operador humano nas tomadas de decisões.

         A partir disso, a distribuição de tarefas é facilitada, há um aumento na segurança e a quantidade de erros humanos na produção diminui.

Automação industrial

            Portanto, pode-se dizer que um dos principais objetivos da automação industrial é dar mais autonomia para os equipamentos e máquinas industriais. Desse forma, temos o aumento da produção industrial, melhora da disponibilidade de equipamentos industriais, maior precisão na execução das atividades operacionais e fornecimento de maior integração e desenvolvimento de sistemas, entre outros.

O que é a Indústria 4.0 e como ela se conecta com a automação industrial:

            A Indústria 4.0 é um conceito que representa a união da automação industrial com a integração de diferentes tecnologias como inteligência artificial, robótica, internet das coisas e computação em nuvem. Dessa maneira, têm o objetivo de promover a digitalização das atividades industriais, melhorando os processos e aumentando a produtividade.

            A união dessas tecnologias da Indústria 4.0 com a automação industrial permite o monitoramento em tempo real das linhas de produção, que unido a um sistema pode determinar a periodicidade de manutenção preventiva necessária para as máquinas. Além disso, é possível fazer com que diferentes sistemas e equipamentos interajam entre si de forma integrada, e, dessa forma, sejam responsáveis por se autorregular.

Quais são os níveis de implementação da automação:

            Atualmente, são descritos quatro níveis de implementação da automação. Eles serão apresentados abaixo, seguido de uma breve descrição de cada um deles.

  • Operacional ou de campo: consiste na parte do maquinário e sensores da operação. Controlar essa etapa aumenta a precisão e eficiência da produção.
  • Controle: é nesse nível que ficam os dispositivos programáveis responsáveis por coletar os dados do nível operacional e implementar técnicas de controle a partir deles.
  • Supervisão/controle de produção: é constituído por um sistema responsável pela supervisão, em que é possível ler e monitorar dados e parâmetros, facilitando o controle.
  • Informacional: esse nível é o responsável por gerir o fluxo de informações coletadas durante todo sistema de automação industrial, garantindo que sejam tomadas as melhores decisões, visando a melhor produtividade.

As vantagens de aplicar a automação na sua empresa:

            Como citado anteriormente, a automação industrial traz inúmeros benefícios para a produção. Nesse sentido, podemos citar o aumento da produtividade, redução de custos, maior integração entre os processos produtivos, e diminuição do erro humano, por exemplo.

            Mas além desses benefícios, a automação industrial também se trata de um bom sistema de gestão digital, que possibilita um grande controle e análise de dados coletados durante a cadeia produtiva. Com o auxílio de softwares de gestão, a coleta e controle de dados é mais precisa e eficaz.

Como implementar a automação industrial e como a EESC Jr. pode ajudar:

            Para implementar a automação industrial em sua empresa, é necessário desenvolver um sistema de monitoramento de parâmetros, e para isso, o empreendedor deve contar com o apoio de profissionais e empresas especializadas nesse serviço.

Nesse sentido, a EESC Jr. é capaz de oferecer uma solução de qualidade, permitindo a implementação da automação na sua empresa, e assim oferecendo os benefícios que advém dela.

Texto escrito por Beatriz Vieira Pires, Consultora do Núcleo de Engenharia Aeronáutica, Mecânica e Mecatrônica da EESC jr. – Empresa Júnior de Engenharia e Arquitetura da USP São Carlos.

Caroline Kanehira

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Produção & Ambiental

Categorias