Se você realiza algum tipo de gestão que envolva climatização de ambientes, saber sobre o PMOC é essencial. Mas afinal, o que significa essa sigla?
PMOC corresponde a Plano de Manutenção, Operação e Controle, e está ligado a manutenção da integridade dos sistemas de climatização, bem como sua periodicidade. Embora não seja muito conhecido, o PMOC é de grande importância para garantir o bom estado do sistema de climatização e saúde dos ocupantes.
Qual a importância do PMOC?
Atualmente, o Plano de Manutenção, Operação e Controle é obrigatório para todos edifícios, públicos e privados, que sejam climatizados de maneira artificial, conforme indica a Lei n° 13.589/2018. Essa lei foi criada visando garantir a qualidade do ar em ambientes climatizados, e combater instalações e manutenções precárias de sistemas de climatização.
O desenvolvimento de uma máquina do zero também é nossa especialidade. Portanto, conheça mais sobre o óleo ponto, um de nossos maiores projetos de sucesso.
Quais as vantagens oferecidas por esse plano?
Além de ser necessário para manter o estabelecimento dentro da lei, e evitar inconvenientes durante inspeções, o PMOC traz consigo diversas vantagens. Ele é capaz de evitar transmissão de doenças, aumentar eficiência de equipamentos e sua vida útil, gerando economias, e aumentar a vida útil das máquinas. Dito isso, manter o PMOC em dia é de extrema importância, pois seu descumprimento pode gerar prejuízos graves para seu empreendimento.
Como é feito o PMOC?
Inicialmente, é feito um levantamento de dados sobre o edifício em que será realizado o Plano de Manutenção, Operação e Controle. A partir disso, elabora-se um relatório em que será organizada uma rotina de manutenção. De forma mais profunda, diz-se que o PMOC possui duas etapas: a química e a mecânica.
A etapa química consiste numa análise da qualidade do ar, e se os parâmetros estão dentro dos indicados pela Anvisa.
Já a etapa mecânica é a que define de fato como serão feitas as manutenções, sendo responsável por cadastrar e analisar os equipamentos, planejar e implementar o PMOC, executar as atividades planejadas e realizar acompanhamentos dos resultados.
Conclusão:
De forma geral, o PMOC é extremamente necessário, e melhora a qualidade de vida de todos que frequentam ambientes climatizados. Além disso, o mesmo pode gerar economias no seu empreendimento, e é essencial para mantê-lo nos conformes da lei. Para realizá-lo, ressalta-se a importância de uma equipe de engenharia técnica qualificada para elaboração e execução do Plano de Manutenção, Operação e Controle.
Ficou interessado no PMOC? Nossa equipe conta com profissionais de qualidade USP prontos para te ajuda na implementação de um Plano de Manutenção, Operação e Controle. Agende uma reunião sem compromisso para que possamos entender melhor o seu problema!!
Texto escrito por Beatriz Vieira Pires, Consultora do Núcleo de Engenharia Mecânica da EESC jr. – Empresa júnior de Engenharia e Arquitetura da USP de São Carlos.
0 comentários