Blog

Sistema de Gestão Ambiental: aprenda como implementar na sua empresa e aumentar sua visibilidade ambiental
6 de abril de 2021
Sistema de Gestão Ambiental: aprenda como implementar na sua empresa e aumentar sua visibilidade ambiental

A norma ISO 14001 orienta a implementação do Sistema de Gestão Ambiental, incluindo aspectos na estrutura organizacional, atividades de planejamento, responsabilidades, práticas, procedimentos, processos e recursos.

Sendo assim, o SGA tem por finalidade equilibrar a proteção ambiental com as necessidades socioeconômicas da organização. É facilmente interligada a outros requisitos da gestão das empresas para auxiliá-las a alcançar seus objetivos ambientais e econômicos.

Benefícios do Sistema de Gestão Ambiental

  • Eco-friendly: O termo em inglês traduz-se como “ambientalmente amigável”, e é destinado a pessoas ou organizações que buscam causar o menor impacto ambiental possível em suas atividades. A adoção do SGA pela empresa mostra seu comprometimento na busca constante por melhorias no desempenho ambiental, sendo assim, uma empresa eco-friendly.
  • Visibilidade ambiental: As discussões ambientais estão ganhando cada vez mais visibilidade por parte da sociedade, uma vez que são imprescindíveis mudanças no nosso atual modelo de produção/consumo para a preservação dos recursos naturais. Atualmente há muitas pessoas que buscam o consumo consciente no seu dia a dia, portanto a visibilidade ambiental para a empresa tem um grande potencial de atração para esse público alvo.
  • Adaptado aos objetivos da organização: O Sistema de Gestão Ambiental prevê que a velocidade, extensão e temporalidade para implementação das medidas são estabelecidos de acordo com as condições de cada um. Ou seja, o nível de detalhe e complexidade do SGA da empresa irá depender de diversos fatores, como porte da organização, natureza da atividade e escopo do sistema estabelecido. O escopo do sistema é dito como estabelecido justamente porque é elaborado pela própria empresa, a fim de atingir os seus objetivos e metas, em função dos seus recursos disponíveis. 
  • Certificação ISO 14001: Caso a organização siga todas as exigências impostas pela norma e comprometendo-se a melhoria contínua dos impactos gerados, é possível obter a certificação da ISO 14001. Uma empresa certificada atesta a qualidade de seus serviços ambientais e isso significa um grande destaque na valorização da sustentabilidade pela empresa, aumentando a credibilidade com consumidores e clientes, ocasionando em maior competitividade no mercado. 

O Marketing Verde é um meio de aumentar sua visibilidade deixando claro que sua empresa tem consciência ecológica. Leia nosso artigo e fique por dentro desse assunto.

Mas como implementar o Sistema de Gestão Ambiental no seu negócio?


A metodologia do Sistema de Gestão Ambiental é baseada na ferramenta conhecida como PDCA, do inglês Plan-Do-Check-Act, traduzido como Planejar-Executar-Verificar-Agir. De acordo com essa ferramenta, na primeira etapa deve-se estabelecer os objetivos e processos necessários para se atingir os resultados da política ambiental; seguido de implementar e executar os processos; verificar se consiste em monitorar e medir os requisitos legais; e, por fim, agir para melhorar o desempenho do SGA. Logo, seguindo o princípio de melhoria ambiental contínua, o ciclo das etapas mantém-se em repetição. 

Como implementar um sistema de gestão ambiental

Em outras palavras, a organização deve estabelecer, documentar, implementar, manter e continuamente melhorar o Sistema de Gestão Ambiental. Bem como, as etapas para sua implementação são:

Política Ambiental

Primeiramente a Alta Administração deve definir a Política Ambiental, esta irá compor o escopo do SGA. Deve ter coerência com a natureza e escala dos impactos ambientais ocasionados pela atividade, comprometimento com a melhoria contínua e prevenção da poluição e o atendimento aos requisitos legais que se apliquem ao caso. Essa política deve fornecer uma estrutura e análise dos objetivos e metas ambientais. Além disso, deve estar disponível ao público e ser comunicada a todos os colaboradores da organização. É importante que seja documentada, implementada e mantida.

Planejamento do sistema de gestão ambiental

É nessa etapa que se destrincha os aspectos ambientais de suas atividades, que possam ter impacto significativo no meio e também que possam ser controlados. Com enfoque nos requisitos legais aplicáveis a esses aspectos e no estabelecimento de objetivos e metas, que devem ser mensuráveis. Assim, a etapa implica na elaboração do plano de ação da organização. 

Implementação e operação 

Logo após o planejamento, a Administração deve se assegurar dos recursos disponíveis para o SGA. Assim como deve definir as funções, responsabilidades e autoridades, além de representantes específicos para assegurar a eficácia do sistema. Também é necessário possuir preparo e resposta às emergências, treinamento e conscientização dos colaboradores e comunicação interna. Essa fase exige documentação que inclua a política, objetivos, metas, entre outras comprovações e o controle dos documentos, como a análise e atualização, por exemplo. Finalmente, o estabelecimento, implementação e manutenção do controle operacional para se atingir os objetivos almejados. 

Verificação

Essa é a etapa responsável pelo monitoramento e medição dos aspectos ambientais influenciados pelas operações. Nela avalia-se o atendimento aos requisitos legais, além de tratar de não conformidades, ações corretivas e preventivas. Analogamente, o controle dos registros que comprovem as conformidades com os requisitos do SGA é de responsabilidade dessa fase. A norma também indica realização de auditoria interna pela organização.

Análise pela administração

Por último, a Alta Administração deve analisar o Sistema de Gestão Ambiental periodicamente, em intervalos planejados, para que se garanta a contínua adequação dos aspectos ambientais previstos, eficácia e pertinência de todo o sistema.

Sustentabilidade e sistema de gestão ambiental

Conclusão

Conclui-se então que o SGA pode ser implementado como parte da gestão de uma organização, com o intuito de trazer melhorias contínuas nos aspectos ambientais. O reconhecimento pela priorização de cuidados com o meio ambiente pode ser de grande valia para a imagem da empresa. Se interessou pelo serviço? A EESC Jr. pode te ajudar em todas as etapas de implementação e gerenciamento do seu Sistema de Gestão Ambiental

Texto escrito por Julia Maria dos Santos Silva , Consultora do Núcleo de Engenharia Ambiental da EESC jr. – Empresa júnior de Engenharia e Arquitetura da USP de São Carlos.

Caroline Kanehira

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Produção & Ambiental

Categorias