Blog

Desenvolvimento de Produto: Saiba suas etapas e importância
25 de março de 2021
Desenvolvimento de Produto: Saiba suas etapas e importância

Com o aumento da competitividade do mercado e exigência dos consumidores, há a necessidade de que os produtos sejam cada vez mais assertivos em suas funções. Dessa forma, uma boa estratégia de desenvolvimento de produto, que foque nas necessidades do usuário e seja inovadora, é o diferencial.

Visando reduzir custos, melhorar a qualidade e, sobretudo, atender às expectativas do consumidor, o desenvolvimento de produtos abrange diferentes áreas do conhecimento. Com isso, são englobados desde assuntos relacionados às necessidades do usuário até o lucro resultante, o que permite que seja possível desenvolver um produto que supra as vontades tanto da empresa quanto do usuário final.

Desenvolvimento de produto

Além de conhecer as etapas do desenvolvimento de produtos, conheça 5 ferramentas para te auxiliar nessa jornada. Clique aqui e leia nosso artigo.

Como desenvolver um produto de forma eficiente

Existem diferentes formas de planejar a trajetória a ser seguida para o desenvolvimento do produto, mas, de forma geral, as seguintes fases são essenciais:

1- Pré-desenvolvimento

Esta é a etapa em que será preciso realizar pesquisas de mercado para ter mais informações sobre o campo que o produto será inserido e sobre a concorrência. Junto a isso, realiza-se uma pesquisa a respeito dos interesses e necessidades dos usuários, para que o produto tenha uma função assertiva. Assim, com base nessas informações, as funções do produto serão determinadas.

2- Desenvolvimento do produto

É o momento em que o produto será criado. Nessa etapa, todas as informações obtidas na fase anterior são analisadas e, a partir disso, as soluções para a criação do produto são formadas. Para ajudar no processo de criação, são utilizadas algumas ferramentas de design para que as funcionalidades do produto sejam assertivas. Se possível, é válido realizar testes do produto com o usuário antes do lançamento, para levantar feedbacks e verificar a usabilidade do produto.

Conheça os principais meios de prototipagem para o seu produto como impressão 3D, cortes a lazer e torno CNC. Acesse nosso artigo.

3- Pós desenvolvimento

A última etapa é de extrema importância para a garantia do sucesso do produto final. Para isso, é importante considerar, no lançamento do produto, as necessidades e expectativas levantadas na fase de pré-desenvolvimento para que assim, o planejamento do marketing seja assertivo. Além disso, garantir uma comunicação com o usuário é indispensável, uma vez que, ele informará possíveis problemas ou melhorias que podem ser feitas. Nesse sentido, outro ponto diferencial para a empresa na finalização do desenvolvimento do produto é o patenteamento. Com isso, será possível proteger os direitos de uso e propriedade do produto criado.

O grande diferencial de realizar o processo de desenvolvimento de produto é o pré-desenvolvimento. Com essa etapa, as necessidades do usuário são definidas, o que facilita o desenvolvimento de um produto direcionado a eles, garantindo assim, uma maior aceitação do usuário e sucesso do produto.

Desenvolvimento de produtos

Quais erros um bom desenvolvimento de produto evita

Investir em um bom desenvolvimento de produto traz inúmeras vantagens para a empresa e para o usuário, uma vez que evita que alguns erros comuns aconteçam.

Muitas vezes, empresas confundem boas ideias com bons produtos, o que acarreta o desenvolvimento de um produto que o usuário não necessita. Assim, investir na fase de pré-desenvolvimento do produto evita que isso ocorra, uma vez que, no início do projeto a opinião do usuário já é coletada, o que garante o desenvolvimento de um produto assertivo para as necessidades do cliente.

Outro erro recorrente é de não focar no consumidor, ou seja, não contatar o usuário e não executar o projeto baseado em seus requisitos. Portanto, para evitar que isso ocorra, no desenvolvimento de produto são utilizadas ferramentas que facilitam incorporar as necessidades do usuário no decorrer da execução, o que garante o sucesso do produto após o lançamento. Por fim, um erro também comum é copiar produtos da concorrência, fato que pode ser muito prejudicial para a reputação da empresa. Para evitar isso, durante a análise de mercado todas as mercadorias e patentes semelhantes ao produto em desenvolvimento são analisadas. Essa pesquisa, junto aos requisitos dos usuários, garantem a diferenciação de mercadorias já existentes

Importância do desenvolvimento de produto

Um dos fatores mais importantes é o fato de que, ao entrar em contato com os usuários, a empresa tem a oportunidade de fazer produtos inovadores que supram os desejos dos clientes. Como consequência, tem uma maior satisfação dos consumidores, maior usabilidade e aumento da qualidade da mercadoria.

Para a empresa, ter um desenvolvimento de produto completo é muito importante por diversos fatores. Além da rápida aceitação do produto pelos usuários, há também o aumento dos lucros, da qualidade, redução de custos e oportunidade para inovação. Pelo investimento antecipado e atenção aos requisitos do cliente no decorrer do projeto do produto, o ciclo de vida do item após seu lançamento será maior, uma vez que a necessidade de atualizações do design é reduzida. Com isso, há uma consequente redução de custos relacionados ao produto.

Um design centrado no usuário é um dos principais pontos a serem levantados na hora da criação de um produto. Quer saber mais? Leia nosso matéria

Conclusão

Pensando na importância e vantagens que um bom desenvolvimento de produto agrega para a sua empresa, que vão desde o aumento dos lucros a inserção segura no mercado. A EESC jr. oferece um serviço totalmente voltado para corrigir os erros de produtos, sendo mecânicos ou objetos, já lançados e para analisar produtos que ainda serão colocados no mercado. Para saber mais, agende um diagnóstico gratuito com um de nossos consultores!

Texto escrito por Bruna Scuracchio Fernandes, Consultora do Núcleo de Engenharia de Materiais da
EESC jr. – Empresa júnior de Engenharia e Arquitetura da USP de São Carlos.

Caroline Kanehira

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Produção & Ambiental

Categorias