Blog

Curto Circuito: Tudo o que você precisa saber para evitar
20 de maio de 2020
Curto Circuito: Tudo o que você precisa saber para evitar

Em setembro de 2018 um incêndio ocorrido no Museu Nacional, localizado no Rio de Janeiro, destruiu um acervo histórico de 12 mil itens, incluindo o crânio de Luzia, fóssil humano mais antigo encontrado nas Américas. Após 5 meses de investigação, descobriu-se que a causa desse desastre foi o superaquecimento de um aparelho de ar-condicionado, causado por um curto-circuito na rede elétrica.

Acidentes como o citado não se restringem apenas à grandes empreendimentos, ele está presente em inúmeras outras obras de construção civil, como pequenas/médias residências e escritórios de trabalho.

Mas o que é e quais as causas do curto circuito?

O curto circuito acontece quando há um aumento repentino da corrente elétrica em um fio ou dispositivos. De forma simplificada, fios e aparelhos são dimensionados para suportar até determinada quantidade de carga, quando ela é ultrapassada os componentes não resistem a essa quantidade de energia e derretem ou queimam.

Imagine a situação: você realizará uma festa de aniversário e convidou apenas seus 20 amigos mais próximos, capacidade máxima que seu apartamento suporta. Porém, no dia da festa cada amigo seu trouxe mais 2 amigos, contabilizando 60 convidados. Assim como um curto-circuito, é muito provável que seu apartamento não suporte tamanha quantidade de pessoas e ocorram vários acidentes, não é mesmo?

Mas como é possível sobrecarregar um circuito? A principal causa de um curto-circuito é a falta de um projeto de circuitos elétricos adequado. O mau dimensionamento de uma rede elétrica pode ocasionar inúmeras dores de cabeça para o usuário, como a queima de aparelhos elétricos, mau funcionamento dos equipamentos, ocorrência de choques elétricos e incêndios que põem a vida do indivíduo em risco.

Uma segunda causa é o mau uso da rede elétrica já instalada. Utilizar inúmeros aparelhos em uma mesma tomada ou instalar aparelhos de alta potência, como ar condicionados e máquina de lavar louça, os quais não foram previstos no dimensionamento do circuito podem ocasionar um curto-circuito e inúmeros prejuízos.

curto circuito

Quer entender um pouco mais sobre o que causa um Curto Circuito? Veja o nosso artigo sobre Projeto Elétrico

Como detectar um curto-circuito?

Para sabermos detectar um curto-circuito precisamos entender como ele se manifesta. Os curtos são fáceis de serem notados, a maioria dos seus sinais são bem perceptíveis. Algum deles são:

  • Cheiro de queimado perto de equipamentos elétricos.
  • Lâmpadas piscando ou que queimam com pouco tempo de uso.
  • Queda de energia constante sem motivos aparentes
  • Aumento inesperado da conta de luz

Se você desconfia de algum problema de curto na rede elétrica, desligue todos os disjuntores e observe o relógio. Se ele continuar registrando consumo, existe fuga de corrente nos disjuntos ou então no fio principal. Dessa forma, é necessário procurar um profissional para garantir a segurança de sua residência ou trabalho e evitar futuras queimas de aparelhos elétricos. Este reparo deve ser realizado com emergência, uma vez que um incêndio pode ser causado. Até tudo ser solucionado é necessário usar o mínimo possível da rede elétrica para evitar novos curtos.

curto-circuito

Você sabia que para realizar uma reforma, você precisa ter um cuidado especial com as Instalações Elétricas? Entenda melhor em nosso artigo sobre reformas!

Como evitar um curto-circuito?

Melhor que detectar um curto-circuito é saber como evitá-lo. Algumas pequenas atitudes podem deixar seu ambiente de trabalho ou residência mais seguros. Em primeiro lugar, evite ligar diversos aparelhos eletrônicos no mesmo ponto, além de não ser uma alternativa viável, aumenta a chance de ocorrer uma sobrecarga e danificar seus equipamentos. Em segundo lugar, realize manutenção e reparos elétricos com um profissional capacitado e devidamente preparado, pelo menos a cada 5 anos.

No entanto, nenhuma dessas medidas é tão eficaz quanto um Projeto de Circuitos Elétricos realizado por profissionais e adequado para sua casa ou trabalho, esse planejamento prévio traz inúmeras vantagens, dentre elas:

  • Economia de material na etapa construtiva: um dimensionamento adequado garante a utilização do material certo no local adequado, sem superdimensionar sua rede desnecessariamente.
  • Segurança: o projeto elétrico preza pela segurança tanto dos aparelhos elétrico quanto da vida humana, evitando perdas de dispositivos e, principalmente, de vidas.
  • Garantia de bom desempenho: um projeto bem executado garante o perfeito funcionamento dos aparelhos, como luminosidade das lâmpadas e resfriamento ideal de um ar-condicionado.
  • Previsão de usos futuros: ao dimensionar, o profissional qualificado busca prever futuras necessidades do cliente, como a compra de um ar-condicionado ou de uma máquina de lavar louças. Dessa forma, torna-se possível a expansão da sua rede residencial de forma muito mais econômica.

curto circuito

Como a EESC jr. Pode te Ajudar

A EESC jr. esta há 28 anos no mercado entregando as melhores soluções com muita qualidade e eficiência. Nós oferecemos o serviço de Projeto Elétrico atendendo as demandas do local personalizando ao máximo de acordo com as necessidades de cada cliente. Além disso, oferecemos soluções na área de Tecnologia que pode tornar a solução extremamente completa e eficaz. Conte com profissionais de qualidade e garanta economia e também segurança e eficiência de sua rede elétrica.

Deseja realizar um Projeto de Circuitos Elétricos e evitar todos esses transtornos? Receba um orçamento do seu projeto no seu e-mail!

[av_button label=’Faça um orçamento !’ link=’manually,https://conteudo.eescjr.com.br/quero-solucao-civil’ link_target=” size=’x-large’ position=’center’ icon_select=’yes’ icon=’ue832′ font=’entypo-fontello’ color=’orange’ custom_bg=’#444444′ custom_font=’#ffffff’]

Texto escrito por Breno Costa consultor de Engenharia Civil da EESC jr. Empresa Júnior de Arquitetura e Engenharia da USP São Carlos 

Marcela Rampani

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Produção & Ambiental

Categorias