Nome do Projeto
Núcleo
Engenharia de Produção
Solução
Cliente
Pessoa Jurídica
Consultores
Amanda Bolsoni, Ana Caroline Vieira Lobo, Luiza Furlan, Vinícius Coletto
Ano do projeto
2018
Sobre o projeto
Saiba como a EESC jr. trabalhou em conjunto com a empresa Fellipelli, num projeto de mapeamento de processos, para fornecer à empresa melhorias internas e aumentar sua eficiência!
A Fellipelli é a mais completa consultoria brasileira com enfoque em desenvolvimento humano. A empresa conta com mais de 30 anos de experiência em sua história, 3000 clientes atendidos e escritórios em São Paulo e Rio de Janeiro. Seus serviços incluem qualificações nas áreas de autoconhecimento, desenvolvimento organizacional, solução de conflitos, entre outros.
Mapeamento de processos: como e por que fazer
A empresa queria um mapeamento de processos internos, a fim de obter maior padronização e agilidade nas operações. É importante mencionar que com os seus processos mapeados, empresas podem criar indicadores de desempenho e monitorá-los, o que melhora sua performance. A partir das indicações de seus funcionários, que tiveram boas experiências com o MEJ (Movimento Empresa Júnior), a Fellipelli resolveu contar uma empresa júnior, a EESC jr.
Nossa equipe conversou com as sócias executivas da empresa, a fim de abordar e entender as principais queixas dos funcionários. Devido a isso, ficou decidido que o mapeamento de processos seria dividido em dois projetos diferentes, um macromapeamento e um micromapeamento, a fim de manipular melhor o dados obtidos e entregar uma solução de qualidade para o cliente.
Quer saber mais sobre mapeamento de processos? Temos um artigo que pode ajudá-lo!
O primeiro projeto foi nomeado “Fellipelli 1.0” e com ele tentou-se entender como e em que proporção as áreas da empresa estavam relacionadas e quais eram seus macroprocessos. Sendo assim, analisou-se as sequências de processos da empresa que suprem suas demandas em conjunto. Como exemplo, obteve-se desenvolvimento de novos produtos e comunicação com o mercado e venda de produtos.
Nossos consultores conversaram durante cerca de 35 horas com os líderes da Fellipelli para coletar dados, encontrar os principais problemas dentro de cada área da empresa, como alguns conflitos de escopo e dificuldade de comunicação, e os processos mais maduros, que já apresentavam maior padronização e eficiência. Com esse levantamento, usou-se a ferramenta SIPOC para melhor entender os processos da empresa. Essa ferramenta avalia quem realiza as ações, as entradas do processo, a ação propriamente dita e a quem se destina as saídas.
Quer conhecer mais sobre a empresa Fellipelli e seus serviços? Confira o site deles!
Com as análises realizadas, foi feito um Quadro de Relações, a fim de deixar claro como cada área participa nos diferentes macroprocessos. Além disso, construiu-se também um Diagrama de Inter-relações Preferenciais que demonstra o nível de interação das áreas com a grossura da linha de conexão, com o intuito de deixar mais visual a importância das relações internas da empresa.
O macromapeamento serviu para a Fellipelli criar uma maior visão sistêmica e estratégica da empresa. Por conta disso, impactou diretamente seus funcionários e possibilitou uma maior compreensão acerca do escopo de cada área. Assim, houve uma melhoria no diálogo e na cooperação durante a realização de atividades. Além disso, implementou-se OKR Masters (Objective Key Results), a fim de gerenciar as metas da Fellipelli.
Por fim, uma reunião foi feita com os líderes para mostrar os resultados obtidos. Nesta reunião, eles discutiram os macroprocessos em que estavam envolvidos e realizaram os últimos ajustes. Todos comprometeram-se a zelar pela boa execução das atividades mapeadas e padronizadas da sua área. O próximo passo será o projeto Fellipelli 2.0, que irá trabalhar em cima do micromapeamento da empresa, estudando mais a fundo os processos da empresa e criando indicadores de desempenho.
Confira 5 benefícios de ter os processos da sua empresa mapeados através do nosso artigo.
E você, tem interesse em ter sua empresa otimizada através dos serviços da EESC jr.? Entre em contato conosco, agende um diagnóstico e receba um orçamento, sem compromissos. Somos bons no que fazemos e fazemos por que gostamos.