Nome do Projeto
Núcleo
Arquitetura e Engenharia Civil
Solução
Cliente
Banco do Brasil Seguros
Consultores
Jin Huang, Daniela Fiori, Julia Elias, Ivan Machado Galdiano
Ano do projeto
2018
Sobre o projeto
Foi-se o tempo em que escritórios com clima austero, sóbrio e neutro faziam parte da realidade das grandes empresas, que agora adquiriram um novo modo de ver o ambiente de escritório, optando por espaços mais criativos, estimulantes e produtivos. Este é o caso do Banco do Brasil Seguros (BBSeg), que nos procurou a fim de se modernizar, abandonando o ambiente monótono e sem identidade do escritório na zona sul de São Paulo, e é claro que nós aceitamos este desafio!
Confira o nosso artigo sobre como o Design de Interiores transforma seus hábitos e otimiza seu tempo.
No início do projeto, nossos consultores visitaram e conversaram com os funcionários, para produzir um diagnóstico que os guiou na elaboração das diretrizes projetuais:
- “Transmitir a identidade e os valores da empresa através de um Design Expressivo”
- “Estimular a interação e a criatividade através da criação de espaços livres, uso de divisórias transparentes e criação de pontos de encontro”
- “Tornar o escritório um lugar mais atrativo tanto para os investidores, quanto para os funcionários”
Por possuir um programa de necessidades complexo, a organização do espaço tornou-se um desafio maior. Setorizamos o escritório em três áreas principais, permitindo uma composição mais simples e funcional: a primeira, destinada às relações externas da empresa, onde seriam recebidos os investidores e realizadas as atividades de maior sigilo; A segunda, reservada às atividades internas da empresa; A terceira, prevista para ser uma área de grande importância para o bem estar dos funcionários.
Os investidores ficaram restritos à área inicial do escritório, independente do restante do espaço e próximo à entrada, contemplando questões de logística e de sigilo. Além disso, o mobiliário moderno e confortável serve como cartão de visitas ao espaço. A recepção e a sala de espera foram pensadas para contribuir com um maior reconhecimento da tradição e consolidação da empresa, com a decoração com um grande logo e fotografias antigas do Banco.
A área de trabalho em conjunto foi pensada para aproximar o gerente de suas equipes. A ergonomia e design foram o ponto chave deste ambiente que pretendia estimular e motivar os funcionários. A sala dos diretores foi projetada a partir de questões colocadas durante o diagnóstico, ao mesmo tempo que é isolada, as divisórias de vidro transparente permitem maior integração entre o ambiente e o workspace.
Confira o nosso artigo sobre 5 maneiras de melhorar a produtividade com arquitetura de interiores.
No espaço de criação, as bancadas e superfícies opacas ou de vidro permitem desenvolver ideias a partir do desenho, anotações e post its, criando um cenário ideal para trabalho em equipe, com a produção de conhecimento de forma colaborativa, promovendo um diferencial no grupo. Utilizamos mobiliários descontraídos, onde a presença do verde vai muito além de uma mera decoração: melhora a qualidade do ar, estimula a criatividade e traz vida ao ambiente.
Para o espaço de vivências criamos um ambiente de descontração e convívio. O jardim vertical e o mobiliário acolhem os funcionários e incitam a interação e a criatividade. A cultura da empresa está nas cores e no ideal por detrás deste espaço cujo propósito é o de promover o convívio, a criatividade e a inovação.
“Foi uma experiência muito boa desenvolver o projeto de modernização da sede da empresa com a EESC jr. Fomos atendidos com muita atenção e profissionalismo durante todas as fases do projeto. Eles conseguiram captar o que realmente queríamos e desenvolveram um layout com a nossa cara e em completa sintonia com os valores da empresa. Tenho certeza que o nosso ambiente de trabalho será muito mais agradável e estimulante após a reforma!”