Nome do Projeto

Projeto Patologias 1893

Núcleo

Arquitetura e Engenharia Civil

Solução

Organização

Cliente

Pessoa Física

Consultores

Pedro Munhoz, André Bicudo, Lucas Modotte

Ano do projeto

2018

Sobre o projeto

125 anos parece bastante tempo? E se eu te disser que uma casa de 1893 ainda encontra-se com suas paredes em pé, ficaria surpreso? Esse foi o mais novo desafio que nossa equipe de engenharia civil se deparou ao iniciar um projeto de laudo estrutural e análise de patologias.

Confira o nosso artigo sobre o que Laudo de Patologias e sua importância para a prevenção de construções civis.

Localizada no centro da cidade, esta residência que faz parte da história arquitetônica da cidade de São Carlos, com suas fachadas consideradas patrimônio do município, encontrava-se completamente deteriorada pela ação do tempo e da falta de cuidados estéticos e estruturais. Passado tantos anos, entretanto, ela permanecia lá, de modo que, nossas principais adversidades foram garantir sua integridade e segurança, além da originalidade da sua fachada apesar das inúmeras rachaduras, precariedade estrutural, desabamentos de paredes internas, telhados e revestimentos.

Aceitamos esse desafio, logo, iniciamos nossa análise minuciosa de todas as patologias encontradas, levantando questionamentos e hipóteses acerca de suas origens e também de seus agentes agravantes. Após todo o estudo e investigação necessários, começamos a descartar ou comprovar todas as hipóteses levantadas em campo, tal que, utilizamos bibliografia especializada, profissionais da área e alguns testes in loco para comprová-las do modo mais preciso possível.

Finalizando, portanto, toda a parte analítica que compõe o laudo de patologias, partimos para a transcrição em um documento de todas as respostas formuladas, indicando todas as patologias encontradas, sua origem e, principalmente, métodos de atenuação ou tratamento das mesmas. Neste projeto específico, tivemos inúmeros agravantes, principalmente relacionadas a instabilidade da residência, sendo assim, a preocupação com a segurança fez necessário adicionar métodos de estabilização dos elementos estruturais, além de uma preocupação com os trabalhadores no local. Em vista disso, tivemos em nossas mãos muito mais do que um projeto, um grande desafio e uma experiência única, experiência esta que pudemos concluir com muito êxito.