Nome do Projeto
Núcleo
Engenharia de Produção
Solução
Cliente
São Carlos Química
Consultores
Ana Laura Varela, Carolina Rodrigues, Clarissa Laurentys, Helena Ladeira e Juliana Afini
Ano do projeto
2020
Sobre o projeto
Entenda como a EESC jr. ofereceu uma gestão de estoque personalizada, de modo a melhorar o funcionamento interno da São Carlos Química e reduzir desperdícios.
A São Carlos Química é uma empresa de soluções laboratoriais que atua há mais de 25 anos no mercado, fornecendo tecnologias, equipamentos, consumíveis e assistência técnica aos seus clientes. Com mais de 11 mil produtos em seu catálogo, a São Carlos Química procurou a EESC jr. em busca de otimizar o processo de estocagem, levando em conta tanto o fornecimento dos produtos quanto a organização interna da firma.
Em primeiro lugar, nossa empresa julgou necessário executar um mapeamento dos principais processos envolvidos na gestão de estoque. A etapa foi fundamental para entendermos o funcionamento da companhia no que tange à estocagem, além de identificarmos os principais gargalos que poderiam ser corrigidos nas fases subsequentes. Com isso, decidiu-se mapear o processo de compras, o de vendas e o de estocagem física dos produtos.
“Acredito que desde o atendimento, desde o começo do projeto, o pessoal soube entender muito bem o que a gente precisava e isso foi muito importante para todo o desenvolvimento do projeto. “
Em seguida, iniciou-se a gestão de estoque em si. Nela, nossa equipe realizou, primeiramente, um estudo da curva ABC de produtos vendidos pela São Carlos Química, de forma a priorizar aqueles que possuem maior importância no faturamento. Além disso, também fez-se o cálculo do giro e da previsão de demanda, passos essenciais para o desenvolvimento da entrega final. Por fim, o modelo de revisão periódica foi usado para organizar o estoque da empresa, entregando uma planilha personalizada e que resolvia todas as dores iniciais apresentadas pelo cliente.
A fim de auxiliar a escolha de fornecedores, a EESC jr. tratou os dados fornecidos pela São Carlos Química, selecionando os produtos que eram iguais, mas de diferentes fornecedores. Na entrega final, esses produtos foram dispostos em uma planilha ligada a de gestão de estoque. Com isso, os funcionários da SCQ podem selecionar os fornecedores escolhidos e, automaticamente, a planilha de estoque é atualizada, provendo as novas demandas geradas pela escolha. Isso garante que o cliente possa usar a planilha entregue mesmo que o fornecimento de produtos sofra alterações.
“Fico muito feliz de ter tido a oportunidade de trabalhar com uma empresa júnior e ter realmente sentido na prática o potencial que uma empresa júnior tem.”
Ao final do projeto, foi possível perceber grande satisfação por parte da São Carlos Química. A entrega personalizada possibilitou que os desperdícios fossem diminuídos e que os pedidos de compra fossem mais assertivos, conforme a demanda dos clientes. Adotando o método de revisão periódica, o trabalho do setor de compras também foi reduzido, diminuindo, assim, os desperdícios de tempo e de mão de obra. Nosso projeto foi capaz de transformar a vida do cliente, que se mostrou extremamente feliz com as entregas feitas.
“Eles foram muito atentos a perceber os detalhes e as coisas que seriam específicas do nosso negócio e acredito que eles souberam adequar tudo que a gente precisava e a entrega final foi realmente o que a gente esperava e acho que ainda um pouco a mais”