Nome do Projeto

Hastes New Arms

Núcleo

Engenharia de Materiais

Solução

Indústria

Cliente

New Arms

Consultores

Letícia Veronese, Lívia Miranda e Marina Mestriner

Ano do projeto

2019

Sobre o projeto

Saiba como a EESC jr. trabalhou em conjunto com a New Arms para solucionar defeitos em alguns de seus produtos, melhorando a qualidade deles e mantendo parcerias consolidadas.
A New Arms é uma empresa especializada em hastes para para-brisas de automóveis, atua desde a conformação do aço até detalhes finais entrega ao mercado hastes de excelente qualidade para a montagem dos carros.

A empresa produtora de hastes para para-brisas chegou à EESC jr. com uma dor muito latente: algumas unidades de seu produto vinham apresentando microbolhas na superfície pintada, o que acarretava a devolução e, por consequência, enfraquecia a relação com seus compradores. Ainda nesse aspecto, a empresa já havia realizado algumas análises laboratoriais sem sucesso. 

Partindo desse ponto, buscamos entender quais as análises já feitas e também a metodologia utilizada. Então, analisamos a melhor alternativa para identificar o conteúdo das microbolhas para que pudéssemos identificar qual sua origem. 

Em se tratando de bolhas na pintura, levantamos hipóteses sobre o conteúdo e elegemos – com a orientação de professores especialistas na área – a Microscopia Eletrônica de Varredura (MEV) como o método de Caracterização de Materiais como o método mais adequado para identificação dos elementos presentes na região da bolha.

Com a finalidade de comparar as regiões com e sem bolhas, preparamos a amostras com partes diferentes da haste e realizamos o MEV, que indicou picos de oxigênio, sugerindo a presença de óxidos. O procedimento foi repetido mais de uma vez, afirmando os resultados. 

A próxima etapa de nossa atuação foi analisar todos os processos pelos quais o produto passava até ir ao mercado e, com o auxílio de todas as informações registradas da empresa, estudamos com mais detalhes o processo de pintura KTL (eletroforese) e os banhos envolvidos.

Durante todo o estudo, nossa equipe manteve contato com a New Arms, sendo totalmente transparente em relação aos resultados e aos procedimentos adotados – e claro, trocando todas as informações necessárias para a resolução do problema.

Ao final do projeto, que durou 35 dias úteis, conseguimos indicar os pontos de atenção na produção das hastes e assim evitar mais unidades defeituosas das hastes. Como consequência, a empresa foi capaz de manter a boa relação com seus clientes, pois uma vez que a causa das bolhas foi indicada, a alta qualidade de seus produtos foi mantida.