Blog

5 Benefícios da impressão 3D para prototipagem
2 de outubro de 2020
5 Benefícios da impressão 3D para prototipagem

Um dos métodos mais vantajosos e usados na fabricação de protótipos é a impressão 3D, que ao longo dos anos se tornou um método acessível para grande parte das empresas.

A prototipagem é fundamental no desenvolvimento de produtos, e importante para a execução de testes de usabilidade antes do lançamento do produto. Assim, diminuindo as chances de alterações no design após a inserção no mercado e promove a aceitação do produto pelos usuários mais facilmente.

Entenda a importância da prototipagem para seu negócio e produto!

Confira então os 5 benefícios que o uso de impressão 3D agrega na prototipagem:

1. Design detalhado

Ao desenvolver um protótipo é esperado que seu design reproduza ao máximo o design do produto final. Dessa forma, as informações obtidas com os testes de usabilidade apresentam maior confiabilidade e permitem que o desenvolvimento do produto seja mais eficaz.

Você sabia que investir no desenvolvimento de produto pode aumentar as chances de impulsionar o seu negócio? Confira agora nosso artigo e saiba mais

Levando em consideração essa necessidade, a impressão 3D é uma forma eficiente de fazer uma prototipagem com precisão de detalhes, possibilitando que os testes de usabilidade forneçam informações relevantes para o desenvolvimento de produto.

2. Redução do desperdício

Atualmente, um desafio muito presente na indústria é a diminuição do desperdício de materiais devido às questões ambientais e ao desperdício. Você sabia que, estes processos de manufatura usuais apresentam um desperdício de material em torno de 21% enquanto a impressão 3D desperdiça menos de 10%. 

Um ponto importante para a prototipagem, pois durante o desenvolvimento do produto, o design passa por diversas alterações, fazendo com que muitas vezes cause a necessidade de fabricação de mais de um protótipo.

3. Redução de custos

Existe uma busca constante por métodos que sejam capazes de reduzir os custos e, ao mesmo tempo, manter a qualidade dos produtos e processos.

Ao longo dos anos, a impressão 3D teve seus custos reduzidos significativamente, tornando-se cada vez mais acessível para as empresas. Trazendo diversos benefícios para a prototipagem, como um design muito semelhante ao do produto final. 

Outro fator relevante que faz com que impressão 3D, tenha um custo menor em relação aos demais processos de manufatura é o fato de apresentar menor desperdício. Dessa forma, fazendo com que a quantidade de material seja apenas a necessária para o uso.

4. Diminuição do tempo

Para a produção de um protótipo são necessários diversos processos, principalmente, quando se trata de um produto com formatos complexos e processos longos.

Por isso, utiliza-se a impressão 3D para a prototipagem, com o protótipo feito exclusivamente durante a impressão o tempo de processo é reduzido.

prototipagem 3D

Dessa forma, tornando a impressão 3D se torna vantajosa, especialmente, na prototipagem de peças complexas, que precisaria passar por variados processos.

5. Flexibilidade na escolha de materiais

Com os avanços tecnológicos, a variedade de materiais usados na impressão 3D aumenta cada vem mais. Assim, o mercado de protótipos possui uma vasta gama de materiais com propriedades distintas, podendo ser utilizados nos protótipos, como filamentos de ABS, PLA, nylon, etc.  

Assim, na escolha do material para prototipagem, deve levar em consideração as características relevantes e a aplicação do produto final a fim de que o protótipo exerça as funções esperadas.

Conclusão

Dessa maneira, é claro que a impressão 3D traz diversos benefícios para que a prototipagem seja ainda mais eficaz e faça a diferença durante o desenvolvimento do produto.

Aprofunde ainda mais seus conhecimentos na prototipagem 3D! Confira agora nosso artigo clicando aqui!

O design detalhado, a flexibilidade de materiais e a redução do desperdício, dos custos e do tempo de produção são apenas alguns exemplos das vantagens da impressão 3D para a prototipagem.

Texto escrito pela Camila Lima, consultora do Núcleo de Engenharia de Materiais da EESC jr. – Empresa Júnior de Engenharia e Arquitetura da USP São Carlos.

Caroline Kanehira

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Produção & Ambiental

Categorias