Nome do Projeto
Núcleo
Engenharia Mecânica e Mecatrônica
Solução
Cliente
Pessoa Física
Consultores
Cinthia Rosso, Caio Ribeiro e Martin Wellendorf
Ano do projeto
2018
Sobre o projeto
Saiba como a EESC jr. trabalhou em conjunto com o Celso, tecnólogo naval, num projeto de análise de viabilidade de máquina, na intenção de compreender mais seu projeto e entender se ele era tecnicamente aceitável.
Durante seu programa de pós-graduação, Celso conheceu um pouco mais a realidade das Empresas Juniores. Disse também que escolheu a EESC jr. pelo custo benefício!
A ideia
Segundo Chamone Aviação, o Brasil tem a segunda maior frota de aviação geral do planeta e é o líder na quantidade de helicópteros. E por mais simples que pareça, há uma importância fundamental em proteger as aeronaves de intempéries e portanto elas devem preferencialmente ser guardadas em hangares quando não estão em operação. Para o caso específico de helicópteros com trem de pouso tipo esqui, toda locomoção em solo é mais difícil e demanda vários operadores humanos e equipamento apropriado, sendo comum o uso de um macaco hidráulico. Nesse contexto que vem este projeto.
Em 2016, Celso teve contato com o pessoal do Grupamento de Radiopatrulha Aérea da PM (conhecido popularmente por Águia), que usavam justamente esse macaco hidráulico para apoio em solo de seus helicópteros. Porém, este equipamento trazia algumas complicações: era importado da França, com manutenção custosa e difícil, demandava pelo menos 3 pessoas para um simples reboque até o hangar e por depender de óleo sujava bastante. Havia também necessidade de uso para operações na Amazônia, região de acesso mais difícil. Celso buscou então desenvolver uma alternativa: um macaco mecânico e robusto, porém barato e confiável!
O desafio
O cliente procurou a EESC jr. Já com versões preliminares de rascunhos e protótipo, buscando então validar e formalizar seu projeto sob um ponto de vista técnico de engenharia. O projeto foi conduzido pelo núcleo de mecânica e mecatrônica, que realizou os cálculos necessários baseados na teoria de elementos de máquinas de Shigley, para propor o dimensionamento adequado e os melhores materiais para o produto final. Algumas limitações encontradas ao longo da execução foram questões dimensionais e comerciais: o produto não poderia ser muito grande ou pesado e, como um dos requisitos de projeto era custo reduzido e facilidade de manutenção, o dimensionamento priorizou peças disponíveis no mercado sobre peças customizadas. Houve também uma atenção especial com o fuso central, componente responsável por sustentar o peso do helicóptero durante o processo de elevação e transporte.
O resultado
Foi entregue foi um memorial com dimensionamento do parafuso de potência (fuso), das engrenagens, seleção de rolamentos e um estudo da massa de alguns componentes incluindo validação através de simulações computacionais pelo Método dos Elementos Finitos e finalizando por uma recomendação de especificações para cada componente, além de sugestões de fabricante para cada um.
Sob um ponto de vista dos consultores da EESC jr, foi um projeto desafiador que proporcionou a oportunidade de um contato direto com especialistas de diversas áreas da engenharia mecânica, e sob o ponto de vista do cliente o projeto foi satisfatório e cumpriu com as expectativas.
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“O atendimento da EESC jr foi bom e o pessoal bastante receptivo, com um ambiente bacana.
O pessoal conversa muito bem e os cálculos foram bem feitos. Aprendi bastante!”.