Nome do Projeto
Núcleo
Engenharia de Materiais
Solução
Cliente
Louis Dreyfus Company
Consultores
Giovanna Rubo de Rezende; Guilherme Medeiros de Souza; Kayque Júlio Egg Asevedo.
Ano do projeto
2017; 2018
Sobre o projeto
Diversos fatores gerados a partir caracterização de materiais que podem ser solucionados e/ou induzidos serão descritos a partir de caso de sucesso entre a empresa Louis Dreyfus Company (LDC) e a EESC jr em especial ao Núcleo de Engenharia de Materiais.
A caracterização de materiais envolve técnicas e análises que permitem que o engenheiro de produto possa identificar propriedades mecânicas e químicas do material estudado para que se possa conhecê-lo melhor. Assim, o engenheiro determinar os próximos direcionamentos serem tomados. Para auxiliar o trabalho do profissional, é necessário conhecer as normas que regem tais ensaios e análises, uma vez que elas estabelecem um padrão que auxilia as comparações com a literatura.
No contexto do caso abordado aqui, a LDC tinha em suas plantas fabris problemas relacionados a elementos de máquinas, pois estes não eram mais fornecidos pelos fabricantes, alguns deles não vinham nas tolerâncias metrológicas adequadas e ocorria falha durante a operação. A EESC jr foi procurada para poder caracterizar alguns destes materiais e, assim, propor soluções como substituição e otimização dos mesmos, consequentemente, formou-se um catálogo de informações onde todos os resultados gerados foram armazenados. A partir deste conjunto de informações a empresa tornou-se capaz de tomar decisões como: buscar de novos fornecedores; ter controle maior sobre a qualidade dos produtos utilizados; otimizar os processos; e obter autonomia para fabricação.
Neste projeto, os materiais metálicos a serem estudados foram submetidos a ensaios mecânicos de tração e dureza, e análises químicas e metalógrafas. Os ensaios mecânicos fornecem resultados importantes para o entendimento das solicitações (forças e carregamentos) as quais o material pode ser submetido, esses resultados quando analisados em conjunto com as análises metalagráficas ajudam a compreender quais os possíveis tratamentos térmicos e os principais componentes presentes. Com todos os resultados em mãos foi possível saber se as peças constituídas deste material poderiam estar atuando na função solicitada, evitando problemas de segurança. Além de que pode-se estudar outros substituintes que atendam os mesmos requisitos de maneira mais eficiente, podendo reduzir custos.