Nome do Projeto

Prédio Hudson

Núcleo

Arquitetura e Engenharia Civil

Solução

Comercial

Cliente

Rômulo Mota Teixeira

Consultores

João Vítor Oliveira, Felipe Pinhatt

Ano do projeto

2021

Sobre o projeto

As soluções desenvolvidas para o prédio de 4 pavimentos (localizado em Manaus – AM) do engenheiro Rômulo Mota Teixeira buscaram compatibilizar os projetos hidrossanitários, de drenagem e de combate à incêndio (correspondentes à área da engenharia civil) à arquitetura já projetada para a edificação, garantindo a segurança e conforto dos seus futuros moradores.

O cliente em questão chegou na EESC jr. por indicação e possuía extrema urgência na elaboração dos projetos de hidrossanitário e de combate a incêndio para a aprovação destes na prefeitura, tendo em vista que a construção da edificação deveria começar no início de 2022 e a emissão de documentação e registros em cartório levaria um tempo considerável. Assim, era clara a necessidade dos projetos citados no menor tempo possível, priorizando a manutenção da estética arquitetônica a fim de se minimizarem as revisões de projeto.

Vale destacar que o cliente, engenheiro Rômulo Mota Teixeira, é doutorando no Departamento de Hidráulica e Saneamento da EESC – USP, com mestrado desenvolvido também neste departamento. Além disso, possui um escritório próprio onde realiza os mais variados tipos de projetos, porém com foco maior dentro da área hidráulica. Desse modo, o cliente caracteriza-se pelo conhecimento técnico aprofundado nos projetos em questão, atuando inclusive como consultor no desenvolvimento das soluções para o prédio de 4 pavimentos. 

Dentre os desafios e complexidades encontradas nesse projeto estão: pouco espaço para disposição dos aparelhos hidráulicos, especificidades de drenagem e do projeto de combate à incêndio da cidade (Manaus – AM). 

Buscando manter o traçado arquitetônico projetado, um grande desafio foi elaborar os traçados de tubulação externas à edificação devido ao pouco espaço livre nos entornos da edificação – circundada por áreas de estacionamento e com poucas áreas permeáveis – foi necessário otimizar todos os traçados da tubulação situada na parte exterior da edificação, dispondo as tubulações de esgoto sanitário, drenagem pluvial e alimentação de modo a não serem observadas interferências entre estes. Ademais, em função do alto índice pluviométrico da cidade de Manaus – AM, uma norma municipal prevê o projeto de uma caixa de detenção em construções cuja área de cobertura pluvial excede os 500 m², de modo que esse aparelho trabalhe diminuindo a energia das águas, garantindo um escoamento seguro das águas pluviais.

A respeito do projeto de combate a incêndio, foi necessária uma análise específica para a cidade de Manaus – AM das Instruções Técnicas do Corpo de Bombeiros, além do ajuste de materiais definidos para o projeto à realidade local. O projeto de combate a incêndio também apresenta um desafio em virtude do alto grau de detalhamento, imprescindível para a aprovação e emissão do AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros).  

Tendo em vista todos esses desafios e complexidades atreladas aos projetos hidrossanitário e de combate a incêndio nesse caso, a equipe de engenharia civil da EESC jr. responsável pela execução dos projetos realizou a entrega das soluções ao cliente de maneira íntegra e detalhada, tendo recebido feedbacks extremamente positivos do engenheiro no que tange à dedicação, esforço e qualidade empregados na sua execução. Inclusive, ao final, o próprio Rômulo pediu para que fossem compartilhadas as planilhas de dimensionamento criadas pela equipe no decorrer do projeto.

Quer tirar seu sonho do papel?

 

Faça como o Rômulo, traga para a gente a sua ideia para que seja realizada.

Nós da EESC j. realizamos o seu sonho e transformamos a sua e as nossas vidas por meio de Engenharia e Arquitetura!