Engenharia de materiais: qual é a sua importância na indústria?

O principal objetivo da engenharia de materiais é produzir um material que se adeque melhor em determinadas condições, para funções específicas. Para isso ser feito, é preciso entender que todos os produtos são relacionados pelo tetraedro da figura a baixo.

engenharia de materiais

Assim, o produto/ aplicação de um material está diretamente relacionado ao seu processamento, estrutura e propriedades. E por isso, para se pensar no material ideal para determinada aplicação, é de extrema importância compreender e analisar todos os fatores presentes na figura acima.

Mas, em quais indústrias a engenharia de materiais está presente?

Tudo ao nosso redor é feito de matéria e materiais. E eles podem ser divididos em três tipos: cerâmicos, poliméricos e metálicos. Por isso, a engenharia de materiais está presente em todas as indústrias que você possa imaginar. Por exemplo:

  1. Automobilística: um automóvel não pode ser feito apenas de um tipo de material. Para ele funcionar bem, deve ter um mix dos três tipos. Ao mesmo tempo em que ele deve ser leve (polímeros) para gastar menos combustível, o material do seu motor deve resistir a altas temperaturas (metais) e seus vidros devem ser resistentes mecanicamente para não quebrar facilmente (vidros temperados – cerâmicas);
  2. Alimentícia: os alimentos, antes de irem para o supermercado, precisam ser embalados. E aí entra a engenharia de materiais: deve se pensar em como será o transporte, no alimento que está sendo armazenado, nas condições necessárias para ele ser durável e etc. Assim, entender essas condições para determinar o melhor produto, de acordo com o tetraedro mostrado acima é fundamental.
  3. Aeronáutica: da mesma maneira que o automóvel não é feito somente de um material, o mesmo ocorre com um avião. Entretanto, ele passa por diferentes esforços ao longo de um voo: preção e temperatura. Compreender isso, junto com o tempo de vida dos materiais e custo é essencial.

Conclusão:

Esses foram apenas alguns exemplos da presença da engenharia de materiais. Mas ela está presente em todo o nosso redor. Compreender a engenharia de materiais permite com que:

  1. Você aumente a vida útil de máquinas;
  2. Preserve alimentos e líquidos por mais tempo;
  3. Economize em transporte de materiais;

Para conhecer mais sobre as nossas soluções em engenharia de materiais e receber uma consultoria basta entrar em contato conosco aqui.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *