Modelo de Negócios: entenda como fazê-lo

O modelo de negócios é uma explicação de como a sua empresa cria, entrega e captura valor por meio de uma organização. Assim, ele possibilita uma maior compreensão das atividades, canais e relacionamentos chaves para o bom funcionamento da empresa. Ele atua, portanto, como uma definição do que a empresa faz e onde ela quer chegar.

Mas como, de fato, definir o modelo de negócios?

Para uma boa definição do modelo de negócios é preciso ter uma compreensão e entendimento de recursos e características básicos da sua empresa. Recomendamos que você utiliza a ferramenta chamada CANVAS para definir o modelo de negócios da sua empresa.

Modelo de negócios

O quadro acima representa o CANVAS. É recomendado que ele seja impresso e preenchido pelos representantes da empresa. Para isso, é preciso ter definido os tópicos abaixo. Eles são:

  • Os segmentos de clientes que você possui. Ou seja, você precisa ter definido quem são os grupos de pessoas ou organizações que você busca alcançar ou servir. As perguntas que você deve saber responder são: ‘para quem estamos criando valor? e ‘quem são nossos consumidores mais importantes?’.
  • A proposta de valor que você oferece para o(s) segmento(s) de cliente(s). É preciso, portanto, saber identificar o motivo pelo qual o cliente escolhe a sua empresa. Saber qual é o seu diferencial é essencial para o bom desempenho de sua empresa. Para tê-la bem definida, é importante saber responder algumas perguntas. Entre elas, temos: ‘que valor entregamos ao cliente?”, ‘qual problema estamos ajudando a resolver’ e ‘que necessidades estamos satisfazendo?’
  • Os canais no qual sua empresa se comunica e alcança seus segmentos de clientes para entregar uma proposta de valor. Para defini-los é sempre importante pensá-lo de acordo o retorno que terão, pensando em seu segmentos de clientes.
  • O relacionamento que terá com cada segmento de cliente. Para isso, é sempre importante pensar no custo e esforço com esse relacionamento. Além disso, deve-se ter claro qual é a expectativa que o seu cliente tem com o relacionamento.
  • A sua fonte de receita. Agora é a hora de entender como a sua empresa irá lucrar com os seus clientes. É importante entender o quanto eles esperam pagar pelos seus serviços, quanto eles pagam e como eles pagam.
  • Os recursos principais que você irá utilizar. Agora é a hora de entender quais são os principais recursos que você precisa ter para que o seu modelo de negócios funcione. Eles podem ser físicos, financeiros, intelectuais ou humanos.
  • As atividades-chaves que devem ser feitas. Você precisa saber identificar quais são as principais atividades que devem ser feitas para que o seu modelo de negócios funcione. É preciso pensar apenas nas atividades que são essenciais para rodar a sua proposta de valor, canais de distribuição, relacionamento com clientes e fontes de receitas
  • As principais parceiras que você precisará ter para fazer o seu negócio funcionar.
  • A sua estrutura de custo. É muito importante ter claro quais são os custos principais do modelo de negócio, quais os recursos e atividades chaves são mais caras.

Conclusão:

Ao responder todos os itens anteriores você identificará toda a estrutura da sua empresa. É importante identificar como cada um se relaciona entre si e se isso faz sentido para sua empresa. A partir disso, é possível ter uma visão mais sistêmica da sua empresa e criar planos de ação para as atividades que não se interligam com o modelo de negócios.

Esse é apenas o primeiro passo para o sucesso da sua empresa. Em seguida, recomendamos que você realize um plano de negócios. Ele é um documento que irá orientar suas ações. Nele, você precisará responder as questões para o sucesso da sua empresa de forma mais clara e certa. Ele irá guiar todos os seus passos durante a trajetória do seu negócio.

Quero saber mais sobre o Plano de Negócios 

 

 

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