Espaço físico de sua empresa: entenda como ele pode te ajudar

As empresas vivem em um ambiente extremamente concorrido. Por isso, é muito importante se sobressair perante os concorrentes. Uma das maneiras para isso é organizar o espaço físico da sua empresa. Essa prática é muito importante e falaremos sobre seu funcionamento e benefícios a seguir.  

A organização do espaço físico da empresa para que você atinja melhores resultados pode ser feita a partir do projeto de Layout. 

De forma geral, a reorganização do espaço físico é feita a partir de análises do funcionamento dos produtos e gestão da empresa. Ele envolve todos os setores, desde entrada e saída de produtos, estoque e espaçamento de máquinas. É diferente para cada tipo de empresa e é feito de modo que faça sentido para o estabelecimento. Portanto, ele  determina a forma de organizar o maquinário e departamentos para alcançar a minimização de tempo de produção, a maximização do volume de negócios e maximização da capacidade produtiva. Empresas de consultoria fazem esse tipo de projeto.

É de extrema importância que o Layout seja feito de forma eficaz. Erros no projeto de layout podem gerar interrupções no fornecimento, levando à insatisfação do consumidor interno e externo, atrasos na produção, propiciando filas e estoques confusos e desnecessários, além de altos custos relacionados ineficiência da criação de sinergia entre o conjunto do arranjo físico (KANNAN, 2010; SINGH; YILMA, 2013).

Temos, portanto, como principais vantagens sobre a organização do espaço físico de um estabelecimento:

  1. Diminuição do desperdício de materiais e tempo durante os procedimentos no estabelecimento;
  2. Melhoria da produtividade e qualidade do estoque;
  3. Melhoria da qualidade do espaço físico da empresa;
  4. Diminuição da ociosidade de funcionários;
  5. Melhor controle dos processos feitos na empresa.

Conheça qual é o melhor momento para um projeto de layout

Pensamos que você também gostaria de saber sobre:

espaço físico

cta

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *